terça-feira, 10 de junho de 2014

REINO DOS PAÍSES BAIXOS



ESCOLA ESTADUAL TRÊS PODERES
CADERNO DE REPORTAGEM -  ALZIRA ARAUJO
NOME OFICIAL: REINO DOS PAÍSES BAIXOS



DADOS PRINCIPAIS:
Área: 41.526 km²
CapitalAmsterdã
População: 16,7 milhões de habitantes (estimativa 2012)
Moeda: Euro
Nome Oficial
: Reino dos Países Baixos
Nacionalidade: neerlandesa ou holandesa
Data Nacional: 26 de julho de 1581 (Declaração da Independência)
Governo: Monarquia Constitucional
Primeiro-ministro: Mark Rutte
Divisão administrativa: 12 províncias (Groninga, Frisia, Drente, Overijssel, Güeldres, Utrecht, Flevolandia, Holanda Setentrional, Holanda Meridional, Zelanda, Brabante Setentrional e Limburgo).

HISTÓRIA

        Durante a Idade Média o atual território dos Países Baixos compunha-se de certo número de ducados autônomos (Gelre, Brabant) e condados (Holland, Zeeland), bem assim como do bispado de Utrecht. Sob Carlos V (1500 - 1558) foram essas regiões reunidas com os territórios que formam hoje a Bélgica e o Luxemburgo, sendo-lhes dado o nome genérico de Países Baixos, integrando-se num todo que nessa época passou a fazer parte do grande império dos Borgonha-Habsburgo.
        A fundação de um estado neerlandês independente data de 1568, quando algumas das províncias setentrionais se revoltaram contra o rei da Espanha, Filipe II, que era igualmente o senhor de Borgonha - Habsburgo. Essa revolta foi encabeçada pelo Príncipe Willem de Orange, o qual, na história holandesa, passou a ser conhecido por Pai da Pátria.
        Assim teve começo a luta pela independência, que iria durar 80 anos. Pelo Tratado de Munster (1648) foi à República das Sete Províncias Neerlandesas Unidas reconhecida como estado independente. No decorrer do século XVII os navegadores e comerciantes holandeses estabeleceram empórios comerciais no mundo inteiro. Aliás, a grande expansão do comércio e da navegação é característica do século XVII (o "Século de Ouro"). Entre essas empresas comerciais, as maiores e mais conhecidas eram então a Companhia Unida das Índias Orientais (especializada no comércio com o Extremo Oriente) e a Companhia das Índias Ocidentais (a qual comerciava com a África e a América do Sul, administrando também a colônia de Nieuw - Nederland, a atual New York). A necessidade de proteger esses interesses comerciais deu origem a várias guerras, sobretudo contra a Inglaterra. A grande prosperidade traduziu-se, simultaneamente, por um enorme desenvolvimento cultural.                                       .   
        A República manteve a sua independência até à Revolução Francesa. Em 1795 os Países Baixos tornaram-se primeiro um estado dependente do Império Francês, sendo mais tarde sob Napoleão, em 1810, totalmente integrados no Império. Terminada a ocupação francesa em 1814, foi então instaurado o Reino dos Países Baixos. O primeiro rei do novo estado, que nessa altura abrangia os atuais territórios da Holanda, Bélgica e Luxemburgo, foi Willem I, Príncipe de Orange-Nassau e filho de Willem V, o último Stadhouder. O rei era ainda grão-duque do Luxemburgo, com o qual, em virtude da lei sálica então em vigor, a Holanda formou uma união pessoal que só veio a terminar em 1890. Nos termos da Constituição de 1814 o poder executivo pertencia ao rei, perante o qual os ministros eram responsáveis. A revisão constitucional de 1848 conferiu inviolabilidade ao soberano, tornando os ministros responsáveis perante o parlamento eleito. A nova constituição tornou-se a base da instalação da monarquia constitucional de regime parlamentar. Após ter sido reconhecida em 1893 a independência dos Países Baixos Meridionais (Bélgica), é que a Holanda tomou a sua forma atual.
        A sucessão ao trono em linha direta masculina terminou em 1890, com o falecimento do Rei Willem III. Sob a regência de sua mãe, a Rainha Emma, ascendeu então ao trono a Rainha Wilhelmina (1890-1860). A regência terminou em 1898
        Embora por vezes com dificuldade, os Países Baixos conseguiram manter a sua neutralidade durante a Primeira Guerra Mundial (1914-1918). O prosseguimento de uma política de estrita neutralidade até o início da Segunda Guerra Mundial, não impediu que em 1940 o país fosse invadido pela Alemanha, tendo a ocupação durado 5 anos.
Depois de ocupar o trono durante 50 anos, e tendo sido obrigada a refugiar-se na Inglaterra em 1940, a Rainha Wilhelmina abdicou do trono em 1948, a favor de sua filha Juliana
        A Rainha Juliana, por sua vez, abdicou do trono em 30 de abril de 1980, a favor de sua filha mais velha, Beatrix, que a partir desse dia lhe sucedeu como rainha                                            .
        Até à Segunda Guerra Mundial os Países Baixos foram uma das maiores potências coloniais do mundo, mas a partir dessa época as colônias rapidamente se tornaram independentes. A Indonésia alcançou a independência total, enquanto que o Suriname e as Antilhas Neerlandesas, situadas na região dos Caraíbas, após a assinatura do Estatuto do Reino em 1954 passaram a formar, juntamente com a Holanda, e em total igualdade de direitos, o Reino dos Países Baixos, cabendo à Holanda a inteira competência em matéria de relações com o exterior e de defesa nacional.
        O Suriname tornou-se república independente em 25 de novembro de 1975. Aruba possui desde 1 de janeiro de 1986 um estatuto especial dentro de Reino, o qual implica a posse de igualdade de direitos com as Antilhas Neerlandesas (compostas de Curaçao, Bonaire, St. Eustatius, Saba e St. Maarten) e a Holanda                                          .  
ÁREA TERRITORIAL E POPULACIONAL:


        Com aproximadamente 41.864 km2 e 16 milhões de habitantes. A Holanda é um dos menores países e o mais densamente povoado do mundo. Sua densidade geográfica chega a 459 habitantes por Km2.

A maior concentração demográfica encontra-se em RANDSTAD, um grupo de cidades na zona Ocidental do país: Amsterdã, Haia, Rotterdã e Utrecht.

        A população, era em 2006, estimada em 16 491 461 habitantes. As taxas de natalidade e de mortalidade são, respectivamente, de 10,9%o e 8,68%o. A esperança média de vida é de 78,96 anos. O valor do Índice do Desenvolvimento Humano (IDH) é de 0,938 e o valor do Índice de Desenvolvimento ajustado ao Género (IDG) é de 0,934 (2001). Estima-se que, em 2025, a população seja de 17 250 000 habitantes. A população é composta predominantemente por naturais da Holanda (95%), havendo igualmente comunidades de imigrantes, em especial de turcos (1%) e marroquinos (1%). Em termos religiosos, os católicos representam 33% da população, seguindo-se lhes os crentes da Igreja Reformada Holandesa (14%), os calvinistas (7%) e os muçulmanos. A língua oficial é o holandês.·.


POR QUE PAÍSES BAIXOS?

        As muitas pontes, diques, moinhos e instalações de bombeamento constituem uma paisagem única nesse país.  
A Holanda é um país muito plano e baixo, do qual cerca de um quarto de seu território se encontra abaixo do nível do mar, chegando a algumas regiões atingir até 6,7metros. Daí vem à designação NEDERLAND “terra baixa”, ou Países Baixos.
        Atualmente, os Países Baixos estão protegidos não só por barragens, mas também por dunas e diques. Os holandeses têm de estar sempre atentos ao estado do mar. Quando necessário, eles elevam os diques, caso contrário, grande parte do país pode ficar inundado

O REINO QUE VENCEU AS ÁGUAS                                                                                 

        Os holandeses tomaram porções de terra ao mar através da construção de diques, isolando trechos do litoral, em seguida bombeando a água do mar represada. As terras drenadas foram então transformadas em campos férteis, mantidas pelo bombeamento constante executado antigamente por moinhos de vento e atualmente por potentes bombas elétricas.
        Há um século existiam dez mil moinhos de vento espalhados pelo país e hoje são apenas mil. Um círculo de novecentos moinhos também protege Amsterdã das enchentes                                                             
Os holandeses tomaram porções de terra ao mar através da construção de diques, isolando trechos do litoral, em seguida bombeando a água do mar represada. As terras drenadas foram então transformadas em campos férteis, mantidas pelo bombeamento constante executado antigamente por moinhos de vento e atualmente por potentes bombas elétricas.
        Há um século existiam dez mil moinhos de vento espalhados pelo país e hoje são apenas mil. Um círculo de novecentos moinhos também protege Amsterdã das enchentes   .

ECONOMIA

        As características das relações socioeconômicas neerlandesas são as consultas intensas e de caráter estrutural entre o estado, as empresas e sindicatos. Elas fizeram nascer uma economia próspera e estável, sempre fortemente orientada para o contexto internacional e uma das 15 economias mais fortes do mundo.
        Com a sua avançada infraestrutura no âmbito dos transportes, tanto de bens e pessoas como de dados eletrônicos, para as empresas que operam a nível mundial, a Holanda também é um elo importante. O porto de mar de Roterdã, a mais de 30 anos o maior do mundo, forma o ponto central de distribuição para o interior europeu e o “Amsterdam Airport Schiphol" é o quarto aeroporto da Europa. No âmbito de União Europeia, as empresas de transporte holandesas são responsáveis por 40% dos transportes fluviais e 25% dos transportes rodoviários.
        Há, além disso, várias empresas multinacionais que têm as suas raízes na Holanda, tais como a Philips, a Akzo Nobel, a Shell, a Unilever.
        A imagem da Holanda como nação comercial não mudou ao longo dos séculos. Ainda hoje os resultados do comércio internacional contribuem com mais de metade para o Produto Interno Bruto, com um quase já tradicional excedente na balança comercial e um saldo positivo na balança de pagamentos como prova. Esses excedentes são, sobretudo alcançados no mercado europeu, cerca de 80% dos mercados de destino encontra-se na Europa, enquanto que os mercados asiáticos, americanos e africanos há muitos séculos constituem mercados tradicionais. Por outro lado - entre outros motivos pela sua localização e pelas excelentes facilidades de distribuição - a Holanda é vista por muitas empresas de outros países (também de países não europeus), como o local ideal para se estabelecerem

CURISIDADES


Países baixos e Holanda são denominações de um mesmo país?
Que quarta parte da Holanda se encontra abaixo do nível do mar?
Que a corte internacional de justiça se encontra em Haia?
Na Holanda ainda permanece em funcionamento 1.000 moinhos originais?
Que a Holanda só com 0,008 da superfície mundial, é o terceiro país do mundo em exportação de produtos agrícolas?
Na Holanda se come arenque cru passada por cebola picada?
Na Holanda existem mais de 15,000 km de ciclovias?
N a comida favorita dos holandeses é a salada?
Que o aeroporto encontra-se instalado a 4.5 m abaixo do nível do mar? ·que Amsterdã está construída em sua totalidade sobre pilares?
Holanda sempre teve governos formados por coligações e é, portanto um país de compromissos?
Somente 5% da população trabalham na agricultura?
Todo holandês tem uma bicicleta e que há duas bicicletas para cada automóvel?
Holanda tem a maior concentração de museus do mundo, 42 deles somente em Amsterdã?
Na província de frísia há tantas vacas, assim como, tantas pessoas?
Você pode contemplar em Amsterdã 22 quadros de Rembrandt e 206 obras de Van Goght?
O ponto mais alto da Holanda está a 321 metros e por isso se chama montanha?
A maioria dos holandeses fala um idioma estrangeiro?
Um de cada três holandeses é sócio de uma associação desportiva?
Praticamente em todos os lugares holandeses há um ramo de flores naturais?
O porto maior do mundo está em Rotterdã?
Em Amsterdã vivem pessoas de 140 nacionalidades?
Quase todos os holandeses sabem nadar e patinar no gelo?
Muitos holandeses desjejuam pão untado com chocolate?
Amsterdã tem 1.281 pontes?
Os holandeses são depois dos escandinavos os maiores consumidores de café do mundo?
Que se você não comer um arenque quando estiver na Holanda, é o mesmo que se não estivesse ido?


Atividades:
1-      Qual a importância histórica da Holanda para o Brasil no período colonial? Explique.
2-      Que regiões reunidas com o território dos Países Baixos formam hoje a Bélgica e Luxemburgo?
3-      Por que, na história holandesa, o príncipe Willem de Orange passou a ser conhecido como “O Pai da Pátria”?
4-      Quando teve início a luta pela independência holandesa? Qual seria o tempo de duração? O que motivou essa luta?
5-      Qual o importante papel dos navegadores e comerciantes holandeses no decorrer do século XVII?
6-      Por que o século XVII é denominado “O Século do Ouro”?
7-      Nessa época, qual a especialização da Companhia Unida das Índias Orientais e Ocidentais?
8-      “A necessidade de proteger interesses comerciais deu origem a várias guerras, ainda no século XVII, sobretudo contra A Inglaterra. ”.
Podemos dizer que a citação acima é: () falsa () verdadeira
Justifique sua resposta.

9-      Assinale (V) verdadeiro e (F) falso:
a-     ( ) A sucessão ao trono em linha direta masculina terminou em 1898, com o falecimento do Rei Willem III.
b-     (  ) Atualmente, os Países Baixos estão protegidos por barragens, dunas e diques.
c-     (  ) Um círculo de novecentos moinhos também protegem Amsterdã das enchentes.
d-    (  ) Várias empresas nacionais têm suas raízes na Holanda.
10-   ” Até a Segunda Guerra Mundial, os Países Baixos foram uma das maiores potências coloniais do mundo. Porém, as colônias se tornavam independentes muito lentamente.”
Esta informação se procede? Por quê?
11-   Como é caracterizada a economia dos Países Baixos?Cite as principais empresas desse país.
12-   Qual o maior porto do mundo e que está localizado nos Países baixos?
13-   Por que o nome Países Baixos?
14-   Como os Países Baixos enfrentam o problema da baixa altitude?
15-   Faça o mapa político dos Países Baixos?




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.